sábado, 28 de julho de 2007

" A saudade não é salgada não, a saudade é doce. "

Saudade, s.f. Recordação ao mesmo tempo triste e suave de pessoas ou coisas distantes , acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.
Saudade é querer trazer o passado a tona, é ter vontade de reviver momentos felizes, é aquela dor indescritível e angustiante, é acreditar e querer ter de volta o que não existe mais. Saudade é também o sentimento dos apaixonados e pode ser muito gostosa nesses casos: é aquela sensação de querer perto o amado e saber que em breve ela terminará com um abraço aconchegante. No entanto, se os apaixonados não puderem estar juntos, então a saudade pode ser a pior das dores.
A saudade deveria ter mais uma definição no dicionário. Como chamar o sentimento de ser feliz por tudo que aconteceu mas não querer isso de volta? É aquela lembrança gostosa dos momentos bons de um namoro que ficou no passado e de lá não tem a menor intenção de sair... Não dá pra chamar só de lembrança, é muito mais do que isso, seria bom viver tudo aquilo de novo, foi realmente especial, contudo não tem mais espaço no presente. É o passado bem distante do presente. Não é triste como a saudade do dicionário, é agradável e suave. Saudade é uma palavra linda e deveria signifcar também estar feliz por tudo de bom que aconteceu.

O que é pior, a dor pelo fim de um relacionamento ou a ausência de dor por isso? Vou explicar melhor. Quando um namoro termina, por exemplo, vem aquela sensação de vazio quase insuportável e junto a saudade. Como disse Drummond no post anterior, o sofrimento é causado por tudo aquilo que sonhamos e planejamos viver com aquela pessoa e agora não vai mais acontecer. Dói e dói muito, mas passa. Depois, com a calmaria chega também uma sensação angustiante, não sei nem como descrevê-la com precisão. Não tem mais sofrimento ou dor. É algo como um sentimento de culpa por ter deixado pra trás tão 'facilmente' todo aquele amor um dia jurado eterno. É não sentir mais a dolorida saudade e não ter mais vontade de estar junto. É como se não fizessem mais sentido todos aqueles sonhos e planos, como se nunca tivessem tido real importância... Todos aqueles sentimentos próprios de apaixonados já foram embora, inclusive a paixão, menos o amor, afinal " é sempre amor, mesmo que mude". O amor aos poucos se transforma apenas em carinho, respeito e consideração, quase nada perto daquele ' eu te amo mais que tudo ' de pouco tempo atrás.

Sinceramente, a ausência de dor me incomoda mais que a dor de fato. Eu sei que a dor vai passar e sei também que vou aprender com ela, mas esse sentimento-sem-nome de ver se transformar em nada o que um dia foi tudo, ainda não descobri como e quando termina.

5 comentários:

Guilherme Odri disse...

uau... esse definitavente não é o melhor momento pra comentar assuntos do coração...

nunca passei por isso e, sinceramente, não consigo imaginar como a falta de dor possa ser pior do que a dor em si... a minha dor é infinita... eu não tenho a menor certeza de que vá passar! aliás, eu tenho certexa de que não vai passar!

mas enfim...
hay que endurecer!

beijo, boca...
siga escrevendo!

Unknown disse...

Entendo perfeitamente o que você sente, porque é completamente compatível a um sentimento meu de agora...

A ausência de dor tras mesmo um sentimento inesplicável, que pra mim é quase culpa... Ás vezes acaba sendo um alívio e quando você pensa que pode ser um alívio, se sente mais culpada ainda!
Com a dor temos certeza de que estávamos sendo sinceros, e que o nosso "pra sempre" era mesmo a nossa mais pura vontade!

Pelo menos sem a dor podemos seguir em frente e buscar outro "pra sempre", quem sabe este seja mesmo eterno...
Só espero que eu não seque antes disso...

Besitos guapa*

Unknown disse...

que lindo bia..

axo q nao eh mto a hora de comentar...o mais desabafo doq post...HEHEHEHEHE
...
...

sobre as definiçoes de saudade...eh td verdade.....eu sinto mtoo e mtas vezes...EHEHHEHE...

bjãoooo

Anônimo disse...

amor
genial como eu ja esperava!

esse sentimento sem nome pra mim tem uma explicaçao muito simples.
crescimento.
so uma pessoa realmente madura é capaz de olhar pra tras e se alegrar por tudo que aconteceu.
parabens.
voce nunca decepciona.

te amo sempre

Bruno disse...

"Como chamar o sentimento de ser feliz por tudo que aconteceu mas não querer isso de volta?"

nao é exatamente um sentimento...é uma sensação..e podemos chamá-la de
experiência e/ou amadurecimento..